Notícias Regionais

Programação do Aniversário de 150 anos de Brusque

Brusque – Faltando 150 dias para o aniversário dos 150 anos do município, o auditório da Associação Comercial e Industrial de Brusque (ACIBr) foi local de resgate da história da cidade na noite de segunda-feira, 8. O momento, que marcou o lançamento do calendário de eventos oficiais do sesquicentenário, também foi de homenagens e de emoção. Centenas de pessoas assistiram ao vídeo comemorativo aos 150 anos de Brusque, data a ser comemorada no dia 4 de agosto de 2010. O ato promovido pela Prefeitura de Brusque e pela Comissão Organizadora do Sesquicentenário apresentou os eventos oficiais alusivos à data.  

O Dia Internacional da Mulher também ganhou destaque durante a cerimônia, quando oito mulheres receberam flores e o reconhecimento de autoridades e dos presentes, por serviços prestados à comunidade e pela representatividade de cada uma. O hino de Brusque, tocado pelo acordeonista Bruno Moritz, ganhou um brilho especial.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, destacou que para este ano estão programadas muitas festas e eventos que enaltecem a história local e valorizam a cultura brusquense. “É mais de um século pela busca do direito à igualdade”, sintetizou sobre a história.

Eccel mostrou-se emocionado em estar à frente da municipalidade no ano em que Brusque comemora 150 anos. “Há 23 anos sonhei ser prefeito, mas não esperava ser prefeito no ano do sesquicentenário”, desabafou.


O evento teve sequência com a primeira das palestras que integra o ciclo “Brusque 150 anos”, com o diretor e professor do grupo Uniasselvi/Assevim, Ozinil Martins de Souza e a doutora Hilda Valentim.

Para compor o calendário, a comissão organizadora do Sesquicentenário, composta por representantes do poder público municipal e por representantes de entidades, se reúne quinzenalmente desde o ano passado, objetivando uma programação rica e atraente para o público.
 
Programação oficial
 
MARÇO
Dia 08
Lançamento e Abertura das Comemorações do Sesquicentenário
Dia 25 a 28
2ª Felicità
 
ABRIL
Dia 13
Lançamento do 50º JASC
Dia 21
Encontro da Melhor Idade
 
MAIO
Dia 5
Painel: Trabalhadores na Construção
150 anos de História
 
JUNHO
Dia 13
Passeio Ciclístico Sesquicentenário
 
JULHO
Dia 8 a 18
Festival de Inverno
Lançamento do Selo 150 anos
Dia 24
1ª Maratona Fotográfica da Cidade de Brusque
Dia 30
Culto Ecumênico – 150 anos
Dia 31
Baile do Sesquicentenário
Dia 31 a 31/8
Exposição Fotográfica “Imagens do Passado”
 
AGOSTO
Dia 1
Meia Maratona do Sesquicentenário
Dia 3
Sessão Cívica Alusiva ao Sesquicentenário na Câmara de vereadores
Dia 4
Desfile Festivo em Comemoração ao Aniversário
Partida de Futebol entre Renaux X Paysandu
Show Nacional
Dia 12 a 22
Mostra Brusque 150 anos
Dia 19
Comemoração 45 anos
SAMAE
Dia 22
Café Colonial em Família 150 anos de Tradição
Dia 29
10º Rock na Praça
Dia 30
Inauguração do Monumento Alusivo ao JASC
 
SETEMBRO
Dia 1 a 7
Semana da Pátria
Dia 7
Desfile Cívico
Dia 9 a 18
JASC: 50º Jogos Abertos de Santa Catarina
 
OUTUBRO
Dia 6 a 17
XXV Fenarreco
Festa Nacional do Marreco
 
NOVEMBRO
Dia 3 a 5
II Mostra da Educação “Memória Viva: Meu Bairro, Minha Cidade…150 anos”
Dia 18
Abertura do Projeto “Cidade Natal”
Dia 21
Semana da Consciência Negra
 
DEZEMBRO
Dia 31
Revellion – Encerramento do projeto “Cidade Natal”
 
As homenageadas

As homenageadas receberam flores das mãos do prefeito Paulo Eccel, do vice-prefeito, Evandro de Farias, da primeira-dama, Elisabete Barni Eccel, da esposa do vice-prefeito, Andréia de Souza Farias, da secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Morelli Belli, do diretor do Senac, José Carlos Theiss, da secretária de Desenvolvimento Regional, Sandra Eccel e do presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Bunn.

Foram homenageadas: a centenária Maria Amorim Gularte, que no dia 11 de fevereiro completou 110 anos; a enfermeira aposentada Érna Jonck; a professora aposentada Anselma Maria Pozzi; a professora e bombeira voluntária, Maria Aparecida Vanini Machado; Édna Cecilia Moritz Bianchini, que atuou no Sesc durante 24 anos; Maria Ivonete Manger Martins, representando todas as mulheres filiadas aos sindicatos de trabalhadores de Brusque; a missionária Maria Izabel Boettzer Jaeski e a Alzira Salete de Souza Cândido, funcionária da Unifebe e voluntária na paróquia de Santa Teresinha.


ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios