Notícias Regionais

150 anos de amizade Brasil e Alemanha em Brusque

Brusque – A globalização e o desenvolvimento tecnológico transformou o mundo em um lugar sem fronteiras, antes com a tecnologia precária tudo era mais difícil, as viagens, o contato com as pessoas que moravam distante. Nossos colonizadores sofreram na travessia do Atlântico, a grande viagem da Alemanha (grande maioria da região de Baden) para o Brasil (Brusque e Guabiruba) e os desafios de chegar em uma terra que havia muito ainda o que se fazer, tudo isso a 150 anos atrás.

Para celebrar os desafios enfrentados, as conquistas, o progresso adquirido e o elo de amizade e de certa forma parentesco entre a cidade de Brusque e Guabiruba com os alemães da região de Baden, na noite de ontem, quarta-feira, 3, no Clube Payssandu aconteceu um jantar de confraternização em comemoração aos 150 anos de Imigração Alemã, da região de Baden, para as cidades de Brusque e Guabiruba.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, em sua fala aproveitou para lembrar os desafios enfrentados e as conquistas feitas. “No momento que as famílias decidiram vir para o Brasil, quantas não foram as pessoas que tentaram dissuadi-las? Muitos dizendo que a vinda deles não daria certo. Mas que bom que eles não ouviram aqueles conselhos, pois se eles tivessem ouvido, nós não estaríamos aqui. Somos uma região pujante e isso se deve aos tataravós de vocês.” Aproveitou para lembrar a entrega da Praça Imigrantes de Karldorf e agradecer a todos.

A delegação é composta por 35 pessoas, diversas autoridades, entre elas o Deputado Federal, membro do parlamento alemão, Olav Gutting, que aproveitou a ocasião para falar do crescimento econômico apresentado pelo Brasil nos últimos anos, do modo seguro que o nosso país enfrentou a última crise mundial e lembrou o quanto é importante o contato pessoal. E aproveitou para convidar os presentes para que formem uma delegação para também conhecerem a região de Baden e estreitar ainda mais os laços de amizade.

Durante a comemoração foram feitas diversas homenagens e entregues diversos presentes.

O jantar contou com a presença do ex-governador e senador eleito, Luiz Henrique da Silveira, do deputado estadual reeleito, Serafim Venzon, da secretária de Desenvolvimento Regional, Sandra Regina Eccel e diversas outras autoridades.

Entre os membros da delegação alemã estão:

O prefeito de Hammbrücken, Thomas Acermann,
Alteza real e imperial marquesa, Valerie Von Baden
Alteza real marquês , Maximilian Von Baden
Deputado Federal, membro do parlamento alemão, Olav Gutting
Conselheiro de estado e deputado estadual, doutor Christoph Schnaudigel e sua esposa senhora Adelheid Breitschwerdt
Prefeito regionsl da cidade de Lahr , doutor Wolfgang g. Müller
Prefeita regional de Bruchal, Cornelia Petzold- Schick
Prefeito de Kalsdorf-Neuthardt, Sven Weigt
Jornalista, Hans- Joaquim Of

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo