Notícias Gerais

XV Festa da Polenta

Joinville – Com o objetivo de manter a tradição da etnia italiana por meio da união da comunidade, o Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural Santo Antônio, da Fundação 25 de Julho, criou a Festa da Polenta, que neste sábado (26/09) chega à 15ª edição. A partir das 19h30, a 15ª Festa da Polenta será realizada no Galpão de Festas da Comunidade Evangélica Luterana (ao lado da Escola Municipal Professor João Meerholz), localizado na Rodovia do Arroz (antiga Estrada do Sul), km 26, no bairro Vila Nova.

O grande destaque do evento será a polenta, alimento tradicional da culinária italiana, uma das principais formas de sustento dos imigrantes que ajudaram a construir Joinville e que, ainda hoje, é prato indispensável na mesa dos descendentes. “Por isso, o nome Festa da Polenta. É o principal alimento da nossa comunidade e, para manter a tradição, fizemos a festa, e é importante que os jovens deem continuidade a este costume”, explica Nadir Beninca, organizadora da Festa.

A polenta virá acompanhada por jantar típico com várias outras iguarias da gastronomia italiana. No cardápio: polenta, polenta assada na chapa, polenta recheada, nhoque, macarrão caseiro, fortalha (omelete com queijo), verduras, galinha caipira, queijo e vinho. Após o jantar, o coral Genitori D’Estianni (Pais de Antigamente) se apresenta na festa. Formado há nove anos pelas mulheres do Grupo e pela comunidade, cantam um repertório com cantigas folclóricas da etnia italiana. A partir das 22 horas começa o baile, animado pela banda Paixão do Sul e Irmãos Passos, de Joinville.

O ingresso para o jantar e baile serão vendidos na hora, 20 reais por pessoa. Artesanato típico e produtos coloniais, como pães e cucas, também serão vendidos no dia.

A 15ª Festa da Polenta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural Santo Antonio, com apoio do Governo Federal, através do Funturismo, do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e da Prefeitura Municipal de
Joinville, por meio da Fundação 25 de Julho e da Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville).

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo