Notícias Regionais

10 casos confirmados de Gripe A em Videira

Videira – O município de Videira já confirmou 10 casos de pessoas contaminadas com o vírus da Gripe A – H1N1. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica do município, na manhã desta terça-feira (8). Segundo o secretário de Saúde – Sandro Caregnato, deste total, oito pessoas são residentes em Videira e duas são de cidades vizinhas, mas foram atendidas aqui. “Até agora recebemos o resultado de 13 exames e 10 deles deram positivos para a nova gripe, por isso, é importante que a população continue atenta aos cuidados com a higienização das mãos e outras medidas preventivas”, diz o secretário.

A enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica – Ana Paula Pinculini explica que dos 10 casos registrados em Videira, 6 são de mulheres e 4 são de homens. No caso do sexo feminino as vítimas tem 16, 18, 27,33 e 55 anos. Já entre os homens a idade é de 14, 15, 33 e 40 anos. “Vale ressaltar que entre esses dez casos notificados em Videira, dois são de pacientes de fora: um de Fraiburgo e outro de Salto Veloso, que foram atendidos por aqui”, explica.

As estatísticas mostram ainda, que Videira tem 80 casos suspeitos notificados, mas 75 pacientes já saíram do monitoramento, ou seja, já não correm risco de morrer e já voltaram às suas atividades normais. Além disso, dos casos notificados, três pessoas com suspeita do vírus estão hospitalizadas.  Entre os 10 casos confirmados, uma mulher de 33 anos que estava grávida, morreu no último dia 29 de agosto, em virtude de complicações respiratórias.

Paciente de Videira notificada em Joaçaba também morreu no mês passado
Nesta terça-feira, o secretário de Saúde –  Sandro Caregnato também recebeu a confirmação de que uma mulher de 24 anos que residia em Videira, morreu no último dia 24 de agosto, no Hospital Santa Terezinha  de Joaçaba, onde estava internada. Segundo informações, a mulher havia passado alguns dias no município de Piratuba, onde teria se sentido mal, sendo encaminhada para o hospital em Joaçaba. O início dos sintomas da Gripe A, na mulher, foi no dia 12 de agosto. Dois dias mais tarde ela foi internada e no dia 24, morreu com disfunção de múltiplos órgãos, insuficiência renal aguda, choque séptico e pneumonia. “Como o caso foi notificado em Joaçaba, por questões técnicas, não contabilizamos o caso desta mulher em Videira. Também não sabemos ainda se ela contraiu a doença aqui ou durante a viagem”, explica Caregnato, ressaltando que mais uma morte em Videira está sob investigação.

Recomendações continuam valendo

O secretário de Saúde destaca ainda  que a recomendação é que todas medidas preventivas, como a higienização das mãos e superfícies com álcool gel, utilização de lenços descartáveis para a tosse e a gripe, locais arejados e isolamento para qualquer caso de gripe, continuem sendo adotadas.

Nas escolas e creches do município, a Administração instalou kits de sabonete líquido antisséptico e toalhas de papel, frascos de álcool gel e interditou bebedouros de uso coletivo, entre outras medidas preventivas, como a criação de uma central de triagem para pacientes com gripe e uma central de atendimento para gestantes.Para agilizar a compra desses materiais o prefeito Wilmar Carelli decretou situação de emergência e também assinou decreto dispensando por tempo indeterminado as servidoras municipais que estejam grávidas. “Além disso, intensificamos a avaliação intra-hospitalar dos casos mais graves”, acrescenta.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo