Notícias Regionais

1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

Videira –  Mais de mil alunos de 5ª a 8ª séries de seis  escolas Municipais de Videira participam nesta terça-feira (25) da 1ªetapa da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A iniciativa que acontece em todo o país visa estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e alunos.

As provas terão duração de duas horas e meia e acontecerão em dois níveis: Nível 1 – para estudantes de 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e Nível 2 – para estudantes de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos). Classificam-se para participar da 2ª fase os 5% (cinco por cento) de maior pontuação nos dois níveis em cada escola.

A Olimpíada Brasileira de Matemática premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação, a partir dos resultados conquistados nas provas da Segunda Fase. Todos os alunos premiados com medalhas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, com bolsa de Iniciação Científica Jr., do CNPq, por um ano. “A lista dos premiados será divulgada no dia 11 de dezembro e os alunos de Videira tem grande potencial para se destacar, por isso queremos convidar a todos para participar desta etapa”, diz o secretário Municipal de Educação – Roberto Maraschin Primo.

Videirense conquistou bronze na última edição nacional


A afirmação do potencial dos alunos videirenses pelo secretário Roberto Maraschin Primo foi referendada na última semana, quando o estudante Gabriel Antônio Corso Anciuti, aluno da Escola de Educação Básica Municipal Prefeito Waldemar Kleinubing, recebeu a medalha de terceiro lugar conquistada na edição da Olimpíada Brasileira de Matemática do ano passado.  “Gabriel foi aluno da Waldemar Kleinubing nos anos de 2007 e 2008 e nestes dois anos representou de forma exemplar nossa escola. Como recebemos a premiação referente ao ano passado só agora, fizemos questão de homenageá-lo”, disse Maraschin Primo.

Pra o estudante o incentivo da professora foi essencial para despertar ainda mais interesse pela disciplina.“Estou muito feliz por saber que sou o primeiro da minha cidade a receber esse prêmio. Com isso, quero motivar os outros a seguirem o mesmo caminho, basta ter garra, força de vontade, determinação e estudo”, disse o estudante.

A entrega da medalha de bronze contou com as presenças da direção da Escola, do secretário de Educação e da família do estudante. “Recebemos essa notícia com muito entusiasmo e alegria. Com certeza foi fruto de muito empenho trabalho, investimento e valorização da educação. Sempre conscientizamos e estimulamos nossos filhos que o estudo é fundamental na vida do ser humano. E uma das coisas boas, foi que acreditamos na Escola Waldemar kleinubing, como uma escola Pública de qualidade e realmente correspondeu às nossas expectativas”, disseram Miguel Anciuti e Cacilda Corso Anciuti, pais do aluno.

Nos dois anos que participou da competição, Gabriel foi orientado pela professora Márcia Zíperer, sendo que em 2007 frequentava a 7ª série e recebeu diploma de menção honrosa e em 2008 na 8ª série, classificou-se nacionalmente com medalha de bronze,  sendo o único medalhista de Videira. Além da medalha Gabriel também recebeu uma bolsa de estudos do Projeto de Iniciação Científica da OBMEP.


Atualmente o aluno premiado freqüenta o ensino médio, no Colégio Estadual Professora Adelina Régis e freqüenta a escola  SENAI, onde faz o curso de Montagem e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais.  Gabriel é um exemplo a ser seguido. “Gabriel sempre foi destaque na escola pelo comportamento, empenho, responsabilidade, dedicação e amor à matemática. Estamos orgulhosos e em nome da direção, professores, orientação, amigos e demais funcionários, bem como a Secretaria da Educação queremos parabenizá-lo”, disse a diretora da Escola – Lourdes Nunes da Silva.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios