Criação de Sites


Ilha Ratones - Florianópolis

A noroeste da Ilha de Santa Catarina, na região da Baía de São Miguel, localiza-se a Ilha Ratones, formada por duas ilhotas, a Ratones Grande e a Ratones Pequeno. Essas ilhotas, estão posicionadas em linha, uma atrás da outra, e são altas, alongadas, afiladas no extremo sul, distando 30 braças uma da outra.

A Ratones Grande é mais ampla e elevada que a Ratones Pequeno, possui 600 metros de extensão, é recoberta de vegetação e tem na sua parte setentrional um pequeno porto.

Na encosta deste porto, foi construída no século XVIII, a Fortaleza de Santo Antonio. Esta Fortaleza tinha por finalidade guardar a entrada da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. Tombada pela União em 1938 e restaurada em 1991, recebe muitos visitantes do Brasil e de outros países.

A Ratones Pequeno possui 400 metros de extensão, é também alta, alongada e recoberta de vegetação e, como a Ratones Grande, traz em suas elevações a forma de ratos, daí o seu nome "Ratones" em castelhano.

Essas ilhas sempre foram visitadas por sua boa água, pela madeira de qualidade e por suas terras férteis. A Ilha de Ratones Grande está na coordenada geográfica de 27o28'35" de latitude sul e a 48o38'48" de longitude oeste.

Foto: © flickr.com/weba CC BY-NC-ND 2.0
Fonte : Setur

Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC