Criação de Sites


Moda Feminina

Novidades tecnológicas devem se popularizar este ano

Henrique Vieirapor Henrique Vieira

O avanço de novas tecnologias e o acesso ao smartphone proporcionaram facilidades aos brasileiros em 2014. Enquanto as inovações não cessam em avançar e as empresas de tecnologia passam a oferecer cada dia mais produtos há algumas ideias que criaram vida este ano, mas prometem ser sucesso em 2015 e outras, ainda, que estão por chegar. Acompanhe as tendências para o próximo ano.

As impressoras 3D surgiram nos anos 80 e nos últimos anos passaram a ser mais acessíveis. Utilizada por empresas elas começam a se popularizar devido a queda nos preços e se hoje é possível encontrar um aparelho por menos de R$ 5 mil, em 2015 elas devem ficar mais baratas e por consequência tornarem-se utensílio doméstico.

Moda Latine

Apple e Google investem no mercado automotivo e sistemas operacionais devem ser instalados em novos veículos 2015 de marcas como Chevrolet, BMW, Hyundai, Audi, entre outras. As versões já foram criadas como um iOS para carros, chamada de CarPlay, e o “Android para carros”.  O Google que foi destaque este ano com o Google Glass tende a apresentar a versão definitiva deste óculos inteligente ao mercado e disponibilizá-lo para compra. Os relógios inteligentes da Samsung e Sony, por exemplo, devem fazer bastante sucesso no próximo ano.

E os serviços de GPS nos smartphones serão cada vez mais precisos com melhor visualização e comando de voz, acompanhamento em tempo real que informará sobre acidentes e apresentará rotas alternativas. Nas previsões da IBM Brasil acredita-se também, que o calor produzido por computadores seja utilizado para aquecer ambientes e a água. Além das baterias convencionais dos smartphones serem substituídas por energia estática, assim bastará esfregar o aparelho na blusa, por exemplo.

Os drones que já estão pelo céu de algumas cidades para filmar, fotografar, fazer entregas e outras funções úteis para o universo corporativo tendem causar congestionamento aéreo em 2015, pois aumentou o número de empresas que investiram nessa tecnologia.

Os smartphones estão em busca de maiores agilidade e capacidade de memória. As vendas dos aparelhos tendem a crescer e as inovações facilitar ainda mais a rotina dos usuários, como a possibilidade de interagir em tempo real com vários aplicativos simultaneamente interligados, colaborar com a saúde ao fazer medições como da pressão ou o acompanhamento de atividades físicas, e para acionar comandos como abrir portão, ligar televisores são apostas das empresas que caminham paralelas a tecnologia. Haverá a ampliação de estabelecimentos que aceitam o pagamento realizado via smartphone, pois as empresas devem enxergar o sistema móvel como a tendência crescente por anos.

Empresas que trabalham com tecnologia também investem na ampliação de seus portfólios, como forma de oferecer aos seus consumidores serviços mais completos. No Brasil, temos como exemplo a NET, que no último ano além de oferecer pacotes com TV a cabo, telefone e banda larga, agora também trabalha com antivírus e hotspots de wi-fi espalhados por várias cidades brasileiras.

Os aplicativos de games são populares e jogos 3D com tela touch permitirão a interação sem tocá-lo - como no aparelho Kinect - por meio dos smartphones. A educação a distância tende a crescer com a internet cada vez mais acessível e a definição 4K, quatro vezes maior do que a Full HD, vai fazer sucesso no próximo ano, inclusive pelo acesso à internet e a opção 3D.  

As inovações não param e estão bem mais acessíveis, o que facilita a vida em sociedade.

Henrique Viera é acadêmico de Comunicação Social na Belas artes de São Paulo. Leitor compulsivo, sempre está com um livro na mão.

 

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC