Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Inauguração do Centro de Literatura Alemã

Blumenau - A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, através da Sociedade de Amigos da Biblioteca inaugura o Centro de Literatura Alemã – Deutschliteraturzentrum, criado através de um projeto aprovado pelo ministério da Cultura, com o apoio da Petrobras Cultural.


O Centro tem como objetivo principal difundir e preservar a literatura em língua alemã em Blumenau e no Vale do Itajaí. A solenidade está marcada para às 9 horas e a comunidade está convidada a prestigiar. Na oportunidade acontece também a abertura de uma exposição referente ao Dia Internacional da Mulher.

A presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca, Marlete de Borba, explica que através do projeto do Centro de Literatura Alemã a Biblioteca passou por uma reestruturação com a compra de móveis, estantes, computadores e livros em língua alemã.

Com normas de empréstimo específicas para este Centro, a Biblioteca Pública coloca à disposição da comunidade blumenauense e das cidades do Vale do Itajaí, aproximadamente cinco mil livros em língua alemã e nas diversas áreas de conhecimento. O site da Biblioteca é www.bibliotecadeblumenau.com.br.

Escritores como Goethe, Karl May, Rudolf Damm, Johannes Mario Simmel, Heinz Konsalik, Günter Grass, com obras em seu idioma original, outros da literatura brasileira traduzidos para o alemão, como Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Márcio Souza, Érico Veríssimo e José Mauro de Vasconcellos,  e escritores teuto-brasileiros, que muito contribuíram para a história de Blumenau, como Therese Stutzer e Gertrud Gross Hering.

Obras raras datadas de 1911, como “Ein Kampf ums Licht”, a vida e obra de Nicolaus Lenau, Friedrich Von Schiller com “Sämmtliche Werke” publicado em 1881 e a primeira edição de Mein Kampf (Minha Luta) de Adolf Hitler. Publicações que contribuem para a história da colonização do Brasil, tais como Brasilien zu Ausgang der Kolonialzeit: Kultur und Wirtschaftsgeschichtliche Studien, Brasilianischer Sommer: im Rückblick auf Europa.

 Além de possuir um acervo organizado dentro das normas de catalogação, a Biblioteca coloca à disposição dos usuários a consulta online de todo o seu acervo, inclusive as obras em língua alemã, através do site www.bibliotecadeblumenau.com.br. A inauguração do Centro beneficia também as cidades de Timbó, Pomerode, Apiúna, Benedito Novo, Ascurra, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Rio dos Cedros e Rodeio.

A exposição

Mulher Passado e Presente, é o tema da exposição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. A mostra tem como objetivo retratar, através de imagens, vários momentos da vida da mulher nos séculos XX e XXI. A exposição é em parceria com o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e o Museu da Família Colonial. A mostra contém imagens e recursos como power point, mostrando um pouco da história sobre o Dia Internacional da Mulher, além de frases que a homenageiam, e materiais diversos que retratam dois momentos distintos do cotidiano da mulher: ontem e hoje.

Marilí Martendal/ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí
Seu Signo