Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Prefeitura inicia reconstrução da galeria na rua 2 de Setembro

Blumenau - A Prefeitura inicia ainda esta semana as obras de reconstrução da galeria na rua 2 de Setembro, bairro Itoupava Norte, que rompeu e provocou desmoronamentos na região em novembro de 2008.

Moda Latine

A obra, realizada em parceria com o Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), será dividida em duas fases e prevê a retirada de entulhos e a construção de uma nova galeria. A expectativa é de que a obra fique pronta já no primeiro semestre de 2008, se o tempo colaborar.

Primeira fase

A primeira fase da obra, que começa até sexta-feira, dia 16, inclui a retirada dos entulhos que faziam parte da estrutura da antiga galeria, além da escavação para a nova base e do desassoreamento do ribeirão Fortaleza, que passa pela galeria. Cerca de 10 equipamentos pesados e 20 trabalhadores devem estar envolvidos nos trabalhos. Nesta fase da obra o trânsito não será interrompido. A passagem de veículos acontece pela pista que ficou intacta e pelo acostamento da via, como já ocorre desde o ano passado.

Segunda fase

A segunda fase da obra, que prevê a construção da nova galeria deve começar já nos próximos 45 dias. Para esta fase, o trânsito terá que ser interrompido, mas a Secretaria de Planejamento já estuda as possibilidades de desvio. Devido a grande importância da via, que é um dos principais corredores de serviço da cidade, a Prefeitura procurará manter o trânsito fluindo da melhor maneira possível.

Dique da Fortaleza – PI-5

Após a conclusão das obras da galeria, que está sendo tratada como prioridade, a secretaria deve retomar as obras na casa de bombas, concluindo os trabalhos no Dique da Fortaleza, o PI-5.

A obra, que pretende resolver o problema das enxurradas no bairro Fortaleza e em parte da Itoupava Norte, faz parte do Programa Asfalta Blumenau, uma parceria com o Governo do Estado. Para deixar o PI-5 em pleno funcionamento, devem ser realizadas, além das obras físicas no próprio dique, construções de galerias em diversos pontos da região, que vão funcionar como “pontos de estrangulamento”. Com isso, ocorre a melhora na vazão da água e as águas conseguem chegar realmente até o PI-5.

Julia Voigt
ai/UNO

Moda Latine
Seu Signo
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí