Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Escola Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar celebra 47º aniversário em Barra Velha

Barra Velha - A Escola de Educação Básica Conselheiro Astrogildo Odon de Aguiar, que foi o primeiro contato de centenas de alunos da cidade de Barra Velha com as letras e o universo do saber, estará em festa na próxima semana. Professores, alunos e comunidade estão se mobilizando para comemorar o 47º aniversário da unidade, a maior da cidade e que já formou mais de 5.000 alunos desde sua fundação, em 1964.

Moda Latine


A unidade escolar estará aberta no próximo dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 16h, para receber alunos, ex-alunos, funcionários, ex-colaboradores, e também toda a comunidade visando celebrar estes anos de bons serviços prestados. Segundo a diretora Silvana Brugnago Amaral, será um momento de celebração e de agradecimento àqueles que fizeram parte da história da escola. “Nesta ocasião, receberemos as primeiras professoras e diretoras da instituição”, anuncia a diretora.

Entre os homenageados está a Irmã Lurdes Caron, que mora atualmente no interior do Estado, mas que já confirmou presença. Lurdes esteve à frente do Astrogildo entre os anos 60 e 70 e está na memória de muitos ex-alunos barra-velhenses.

Além das homenagens, o corpo docente está preparando uma programação com atrações especiais. Silvana adianta que estão confirmadas homenagens a egressos da unidade escolar, demonstração de uniformes antigos e a primeira apresentação oficial do hino da escola produzido pelos estudantes.

A programação trará ainda um colorido festival de pipas durante o período da tarde, apresentação de trabalhos científicos, culturais e filosóficos e instalação de um varal literário com produções próprias.

Fotos históricas, uma viagem ao passado

Outro destaque será a apresentação de slides com imagens históricas e atuais da escola – quem participar do evento poderá ver, por exemplo, a imagem da primeira turma de formandos do ‘Astrogildo’, em 1971, ainda na escolinha existente na rua Sinval Moura, esquina com a Bernardo Aguiar, no centro (primeiro local onde a unidade foi instalada) e de desfiles cívicos de Sete de Setembro numa avenida Santa Catarina ainda em estrada de chão.

Isso sem falar em fotos dos primeiros professores – educadores que deram grande contribuição ao município, como a própria Lourdes Caron, e as religiosas Genoveva Kestring e Maria Salvador, além de professores até hoje na ativa, como José João Patrício e Antonina Damásio Ramos. Lideranças políticas, comunitárias e religiosas também figuram nas imagens, como Bernardo e Tiago Aguiar, Sinval Moura, José Brugnago, José do Patrocínio de Oliveira e o antigo pároco Libório Schmidt.

Juvan Neto
ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC