Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Bairros alagados e Casas invadidas pela água e situação de emergência em Barra Velha

Barra Velha - A Prefeitura de Barra Velha está em estado de emergência após as fortes chuvas que iniciaram de madrugada e seguiram por toda a manhã de segunda-feira, dia 14 de fevereiro. Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), todos os bairros foram atingidos, mas houve mais estragos no São Cristóvão, Vila Nova e Rua Paraná.

Moda Latine

De acordo com avaliação inicial da Defesa Civil local, que acompanhou os serviços emergenciais na cidade, pelo menos 30 casas foram invadidas pela água e outras 200 ficaram ilhadas em pontos como as ruas João Anselmo Brenneisen e Paraná, no centro, e ruas das Oliveiras e Herculina Afélis, ambas no São Cristóvão. Na rua das Oliveiras, uma máquina está abrindo um canal para escoamento das águas.

Também no bairro São Cristóvão, a Prefeitura está reabrindo de forma emergencial o canal do Rio Cancela, na altura das ruas Waldemar Francisco e Francisco Sérgio Jacinto, onde os tubos estavam assoreados e havia perigo de transbordamento, ameaçando invadir casas na área central do bairro. Com a abertura do canal, a expectativa é que a água escoe em direção do mar, atravessando a galeria existente sob a BR-101.

O chefe da Defesa Civil local, Eurides dos Santos, juntamente com o engenheiro Marcelo Metelski, comentam que inicialmente, a comunidade do São Cristóvão se assustou com a abertura dos canais de escoamento do rio Cancela atravessando a rua Valdemar Francisco, mas todo o trabalho foi supervisionado pela Defesa Civil. O coordenador regional Edival Pereira acompanhou os trabalhos, autorizando os serviços.

Ele inclusive retornou a Joinville com uma notificação preliminar solicitando à Defesa Civil estadual mais horas de máquina para dar seqüência ao trabalho de abertura de valas no município e solicitando ainda galerias maiores em concreto, que serão instaladas nas tubulações abertas na área central do São Cristóvão. Já a comunidade do Itinga 2 também ficou isolada pela manhã.

Toda a estrutura de maquinário da secretaria de Obras está à disposição e os bombeiros estão a postos para retirar quem eventualmente estiver ilhado. O plantão da Defesa Civil atende pelos fones 9171-0982 e 9246-8429. Ainda não há uma avaliação de valores dos prejuízos com os alagamentos.

ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC