Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Barra Velha presente na 17ª Festa da Cultura Açoriana

Barra Velha - Barra Velha vai levar o principal de suas tradições luso açorianas para participar da 17ª edição da Festa da Cultura Açoriana, (17º Açor), que inicia neste final de semana na cidade de Governador Celso Ramos. O estande de Barra Velha, que será aberto nesta sexta-feira, dia 5 de novembro, terá o melhor do artesanato do litoral, com representantes da Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Barra Velha (Asbart). A organização é da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura de Barra Velha, com a equipe da diretora Jacinda Padilha.

Moda Latine


A comitiva de Barra Velha terá 52 participantes e atrações como o Terno de Reis Mensageiros da Paz, o Grupo de Dança Alma Açoriana, o Grupo de Boi-de-mamão Mestre João e Pedro Inácio, a rainha da 14ª Festa Nacional do Pirão, Jaqueline Rodrigues Lima e as princesas, e ainda os Foliões da Festa do Divino Espírito Santo, que vão marcar presença na Missa das Bandeiras, no domingo, dia 7.

“A Irmandade do Divino Espírito Santo levará para a festa seus representantes, como o Pedro Jeremias Borba, o imperador Jaime Borba e outros integrantes tradicionais da festa”, adianta o professor Cacá Fagundes, presidente da Fundação Municipal de Cultura. 

De caráter estadual, a Festa da Cultura Açoriana do Estado de Santa Catarina (17º Açor) acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense com o objetivo de mostrar o que há de mais autêntico e original de cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade, conforme o coordenador de comunicação do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA-UFSC), Francisco do Vale Pereira.

Em 2010, a sede do evento será o município Governador Celso Ramos, de 5 a 7 de novembro. Já foram sede do Açor as cidades de Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos e Palhoça. O encontro cultural inclui exposições, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros.

Um pavilhão com estandes culturais onde estarão representados 36 municípios e instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando o seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Nesse espaço diversos artesãos vão produzir e comercializar suas peças – incluindo os artesãos da Asbart, de Barra Velha. Nos três dias de festa haverá mais de 60 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 5 e 6 de novembro.

No dia 6 de novembro, às 10 horas, na Praia da Gamboa, em Governador Celso Ramos, acontecerá o desfile folclórico do 17º Açor, com os grupos participantes do evento e no domingo, dia 7, às 9h30, na Igreja da Fazenda da Armação, será realizada a Missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a presença do imperador Jaime de Borba, de Barra Velha. Estão confirmadas seis cantorias (folias do Espírito Santo) e 12 bandeiras do Divino de vários municípios.

Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura de Governador Celso Ramos, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina é uma realização do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Cultura e a Secretaria de Turismo e Esportes.

ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí
Seu Signo