Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Estado e Prefeitura confirmam Ensino Médio em Itajuba

Barra Velha - O bairro de Itajuba, em Barra Velha, terá a volta do seu Ensino Médio a partir deste ano de 2010. A informação é da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura local, que confirmou a decisão favorável à implantação por parte da Secretaria de Estado da Educação, que autorizou o início do processo visando a ampliação do setor educacional. Segundo a secretária de Educação de Barra Velha, Antonina Damásio Ramos, a autorização do Governo do Estado deu-se após reunião no dia 15 de dezembro, quando o Conselho Estadual de Educação analisou e aprovou o parecer de número 526, liberando esta implantação do chamado “segundo grau”.


Segundo Antonina, a Gerência Regional de Educação (GERED), ligada ao Governo do Estado, tomará os procedimentos necessários a implantação – abrirá prazos de matrícula, criação de turmas e contratação dos professores. À Secretaria de Educação de Barra Velha caberá disponibilizar, por tempo indeterminado, o espaço físico e a estrutura da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas, no Cerro, onde até 2008 funcionou uma extensão da Escola Estadual Astrogildo Odon Aguiar.

“Essa retomada do Ensino Médio, entretanto, não é uma extensão; é uma ampliação, e poderá se tornar, se houver demanda, numa nova escola estadual, desta vez a ser construída em Itajuba”, observa a secretária adjunta de Educação, Valéria Bernardon. As aulas serão no período noturno, e a princípio, o número necessário de estudantes para iniciar as novas turmas é de 120 alunos. Antonina e Valéria acreditam que será possível atingir estas matrículas necessárias, já que em 2008, a extensão funcionava com cerca de 120 estudantes, e a demanda continua.

Quando foi encerrada por determinação do Governo do Estado, a extensão deixou uma lacuna em Itajuba. Na época, entidades como o Conselho de Segurança do bairro (Conseg) e a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), cobraram da Prefeitura e do Estado uma solução, já que os estudantes tiveram de ser deslocados para as unidades estaduais do centro da cidade e do bairro São Cristóvão. Em julho deste ano, o secretário estadual da Educação, Paulo Bauer, reuniu-se em Barra Velha com o prefeito Samir Mattar (PMDB), com Antonina e com a gerente regional Clarice Portella de Lima, para tratar do assunto. Seis meses depois, a confirmação.
 
O prefeito Samir e a secretária Antonina frisam que com a implantação do Ensino Médio, não só o Estado, mas também a Prefeitura cumprem com o compromisso assumido perante a comunidade, de oferecer ensino de qualidade próximo dos estudantes de Itajuba, já que a implantação fará com que as aulas tenham mais estrutura, e que no futuro próximo, uma nova escola possa ser construída. “Agora, acreditamos na organização, na determinação e no empenho de todos pelo crescimento cultural da comunidade”, destaca a secretária. A Prefeitura frisa que divulgará quando as matrículas foram abertas.

ai/UNO

Moda Latine
Seu Signo
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí