Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Construção do Hospital de Barra Velha é avaliado por equipe italiana

Barra Velha - O pré-projeto de construção de um hospital com 250 leitos a ser edificado através de uma parceria público-privada em Barra Velha será entregue para a avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em Brasília. A informação foi divulgada ontem (26 de novembro), após a primeira reunião oficial do projeto entre o prefeito Samir Mattar (PMDB) e o grupo italiano Guerrato, que pretende construir em Barra Velha a sua primeira unidade hospitalar no Brasil.

Moda Latine

O grupo de investidores italianos foi recebido por Samir e pela representante brasileira da Guerratto, Hilda Zini, no gabinete do prefeito. Em Barra Velha, estão Savério Guerrato, presidente do grupo, juntamente com Pier Renzo Olivatto, vice-presidente do grupo, e o diretor Alecio Guiotti. No encontro, o prefeito Samir ratificou o compromisso de firmar a parceria – que poderá ser regional – e o interesse de Barra Velha na implantação deste projeto, que o próprio prefeito admite ser “ousado”.

Barra Velha inclusive já montou uma Organização Social (OS), a “Fundação Hospitalar Mazico”, primeiro passo para a efetivação da parceria público-privada. A fundação é formada por diversas lideranças da sociedade local, e homenageia o ex-prefeito e até hoje farmacêutico Ademar José dos Passos, o popular Mazico. Na reunião de quinta-feira, além de Isabel Cristina Borba, que integra a OS e acompanhou a reunião, estava presente Valter Zimath, arquiteto brasileiro especialista em arquitetura hospitalar. É ele quem orientará os arquitetos italianos a adequar o projeto da unidade aos moldes da legislação brasileira.

“A direção da Guerrato veio para o Brasil e para Barra Velha justamente porque a Prefeitura já formou a OS, já tem assessoria de especialista na área, e portanto, já tem algo a oferecer, demonstrando intenção de firmar a parceria”, comenta Hilda. “Mas há um grande desafio para implantar esse projeto, que é vencer a burocracia brasileira”, admite Hilda. O grupo, cauteloso, não fala em valores de investimentos, já que o pré-projeto ainda está em fase de desenvolvimento pela equipe de Pier Renzo – a qual está construindo atualmente 20 hospitais no Iraque, e também desenvolve projetos na rede hoteleira em todo o mundo.   

A expectativa é de apresentar o esboço para avaliação da Anvisa até março de 2010. A partir daí, o prefeito Samir pretende convidar prefeitos da região – de cidades como São João do Itaperiú, Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras e Penha, entre outras, para conhecer melhor a intenção da parceria público-privada. Samir quer que a unidade seja voltada ao atendimento hospitalar regional, para atender o litoral. “Queremos estruturar um consórcio, ou ampliar essa fundação hospitalar com participação regional de nossas cidades vizinhas, para oferecer uma estrutura regional para o grupo Guerrato”, observa o prefeito. “Para tanto, queremos estudar a melhor forma de fazer esta parceria”. 

Referência mundial

A Guerrato é referência neste tipo de obra em todo o mundo. Possui 12 mil funcionários e 73 anos de experiência, e após construções como o hospital que pretende implantar em Barra Velha, poderá obter a concessão para exploração do setor médico por determinado período de tempo, ou ainda, segundo o prefeito Samir, atuar em parceria com grupos privados de saúde. Mas o mais importante, na avaliação de Samir e Hilda, é o aspecto “público-privado”, que garantirá uma parcela da estrutura hospitalar para atendimento gratuito à comunidade.

Samir já tem em mente as áreas que poderão ser destinadas à unidade, mas ainda não as divulga, pois aguarda primeiramente o desenvolvimento do pré-projeto e o posicionamento da Anvisa. “O que se pode dizer é que abrimos uma mesa de negociação com o grupo italiano, que poderá trazer frutos importantes para a saúde local”, considera ele. Mattar e Savério se conheceram em Barra Velha mesmo, anos atrás, quando Samir ainda planejava concorrer à Prefeitura. A intenção do grupo em instalar-se no Brasil virou um dos projetos de Samir. "Não há nada oficial ainda, mas um forte interesse de fazer o melhor".

ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC