Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Extensão do Rio Veludo é reaberta em Barra Velha

Barra Velha - O trajeto do rio Veludo está novamente limpo em toda sua extensão. O trabalho foi executado desde a semana passada, pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Barra Velha, e encerrado segunda-feira, dia 23 de novembro. A extensão total de 2 quilômetros e 200 metros foi desassoreada desde a desembocadura na lagoa de Barra Velha, com auxílio de uma escavadeira hidráulica, até as proximidades da Comfloresta, na Vila Nova (imediações da Escola Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff). Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), esta é a segunda grande ação iniciada em Barra Velha visando a desobstrução dos rios e ribeirões da cidade.
 
A primeira aconteceu em março deste ano, quando os rios Itajuba, Cancela e o próprio Veludo foram reabertos, após anos de assoreamento. “Temos previsões iniciais de chuvas no mês de novembro, e não poderíamos deixar de fazer esta ação preventiva contra novas enchentes”, relaciona o prefeito. Samir lembra que mesmo com todas as chuvas de volume médio ou forte que aconteceram após o mês de março em Barra Velha, não houve registros de alagamento neste ano, com exceção da lagoa, que transbordou em setembro em virtude do assoreamento da foz do rio Itapocu. 


Já o secretário de Obras Dalete Vieira lamenta que novamente, há pessoas da comunidade que jogam muito lixo dentro de rios e ribeirões. Na semana passada, no primeiro trecho do rio Veludo (nas proximidades do campo da Associação Açorianos), foram retirados de dentro do rio um guarda-sol, um monitor de computador, um pneu e um sofá. “Isso tudo é muito prejudicial não apenas à natureza, mas a nós mesmos, porque somos nós que sofremos com as enchentes”, observa Vieira.

A partir de hoje (quarta-feira, 25 de novembro), Dalete concentra esforços na rua Armando Petrelli, entre o mar e a lagoa, já visando a retomada da obra de fixação da barra do rio Itapocu. Caminhões carregados de pedra passarão por este trajeto levando as rochas necessárias à obra de construção dos molhes previstos para a fixação do canal que retificará a desembocadura do Itapocu no ponto original. Ainda neste ano, o prefeito Samir e Dalete querem desencadear mais uma etapa de limpeza dos rios Itajuba e Cancela. Dalete pretende ainda limpar valas nas ruas Herculina Afélis e José Ceará da Costa, entre outras, no São Cristóvão.

Outro serviço finalizado foi o conserto das calçadas na avenida Beira Mar central e do Tabuleiro. A melhoria, reclamada há tempos pela comunidade, foi executada ao longo de toda a orla, até o final da beira-mar do Tabuleiro. A equipe da secretaria agora segue para a avenida

► Brava Home Resort Venda Apartamento em Balneário Camboriú Itajaí

Moda Latine
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí
Seu Signo