Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Ciclistas ganham primeira ‘ciclofaixa’ do município

Barra Velha - A avenida Itajuba, em Barra Velha, ganhou sua primeira “ciclofaixa” – espaço de trânsito destinado exclusivamente ao ciclismo ou cicloturismo. A nova faixa de trânsito tem uma extensão de 2.160m, e inicia nas imediações do Hotel Flamboyant, seguindo à esquerda no sentido norte/sul, até a ponte sobre o rio Itajuba, no acesso à Praia do Grant. Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB), o espaço para o ciclismo é o primeiro corredor turístico específico para esse tipo de esporte, e num dos pontos mais bonitos da cidade.

Moda Latine


“Agora, o ciclista terá um espaço só seu, que segue até o acesso ao Grant, que é uma das praias mais visitadas da cidade, justamente por ser a praia mais calma”, observa Samir. Segundo o diretor de trânsito da Prefeitura, Cesário da Luz, a largura da “ciclofaixa” é de 1,50m, paralelamente à calçada, e em todo o trajeto, o estacionamento é proibido. Cesário destaca que o estacionamento ficou delimitado no sentido norte/sul apenas do lado direito, justamente para garantir o espaço dos ciclistas à esquerda.

A sinalização relativa ao novo espaço já está instalada, mas Cesário revela que inicialmente, a Polícia Militar fará orientações aos motoristas, para que não estacionem ou invadam a faixa de ciclismo. Futuramente, os motoristas descuidados poderão ser notificados e multados. “Muitos motoristas desconhecem este espaço reservado”, admite o diretor. 

A delimitação da “ciclofaixa” só foi possível graças à obra executada na primeira quinzena de julho, a qual concluiu os acostamentos da avenida Itajuba, deixados incompletos pela Administração anterior de Barra Velha. A finalização dos acostamentos seguiu do início da avenida (região do hotel Flamboyant) até a ponte sobre o rio Itajuba, completando o principal acesso viário até a Praia do Grant. Na região do Flamboyant, não foram feitos apenas os acostamentos, mas a própria pista de rolamento, que também não havia sido finalizada.

O trajeto foi pavimentado em meados do ano passado, sobre o asfalto já existente e que estava bem deteriorado, mas devido a um impasse entre a Casan e a Prefeitura, os acostamentos ficaram inacabados. O prefeito Samir lembra que devido a esse impasse, o ano de 2008 finalizou sem que a obra fosse terminada.

Sem acostamentos, o tráfego de pedestres e ciclistas pela avenida ficou perigoso, sem falar no aspecto irregular da obra. A Prefeitura desembolsou R$ 39.616,80 somente para custear os acostamentos. Com a nova pista do trecho entre o Flamboyant e a Star, o valor de investimento chegou a R$ 195 mil.

 

Fonte: Assessoría de Imprensa

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC
Seu Signo