Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Desenvolvimento turístico e hoteleiro

Barra Velha - A partir do mês de setembro, pelo menos 30 universitários e vários professores do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí passarão a fazer parte do cotidiano de Barra Velha. O grupo de estudantes e mestres irá desenvolver o inventário e o plano de desenvolvimento turístico da cidade durante 10 meses, num trabalho que inicia mês que vem e termina somente em julho de 2.010. O convênio que contrata os serviços do curso foi assinado sexta-feira, dia 14 de agosto, durante o coquetel de lançamento da 13ª Festa Nacional do Pirão, no hotel Flamboyant, em Itajuba.

Moda Latine


Presentes à solenidade de assinatura, o prefeito Samir Mattar (PMDB), juntamente com Silvia Regina Cabral, coordenadora do Curso, que tem seus campus em Balneário Camboriú, e o secretário de Turismo local, Clovis Pereira Cardoso, entre outras autoridades. Segundo o prefeito, a opção por trazer os estudos da Univali para Barra Velha é em virtude da tradição do curso – o campus de Turismo e Hotelaria existe desde 1989, e em novembro próximo, completa 20 anos de funcionamento.

“Nós quisemos trazer a equipe de maior referência em termos de turismo para ter um inventário completo da cidade. É um planejamento a longo prazo”, observa Samir Mattar. O prefeito também pediu a todo o trade turístico e à comunidade local que abram as portas para os alunos e mestres da Univali, que irão coletar informações da cidade para elaborar o inventário. Já o secretário Clóvis reforçou que a cidade precisava deste tipo de planejamento. “Será um diagnóstico amplo do nosso potencial”, destacou o secretário.

Silvia Cabral disse que a produção deste levantamento é a marca de que Barra Velha está tentando deixar de lado o amadorismo no turismo, e buscando profissionalizar o setor. “Com este inventário, vamos saber como e onde investir em termos de turismo”, adiantou a coordenadora do curso. “Será que o melhor para Barra Velha são suas praias? É o turismo rural? Precisamos de um centro de eventos? Com esse inventário vamos ter a real vocação da cidade e responder essas perguntas”, sentenciou.

A coordenadora ainda destacou que o trade turístico será amplamente consultado, assim como a comunidade, sobre a questão do turismo. “Precisamos atender o turista mais e melhor em Barra Velha. Saber como fazer, melhorando nossos restaurantes, nossos leitos, nossos pontos turísticos”, frisou. “Agora, é preciso que a comunidade queira a melhoria. Se a gente de Barra Velha não quiser oferecer o melhor em turismo, não adianta de nada”, finalizou, de forma franca.

O hoteleiro e professor universitário José Schreiber, proprietário do Hotel Flamboyant, é um entusiasta do novo projeto. “Nós parabenizamos os esforços do prefeito em começar a planejar o turismo”, destacou. “Na verdade, já deveríamos ter um estudo profissional há mais tempo, mas não seis os motivos pelos quais isso não foi feito, e nem nos interessa o passado. O importante é projetar Barra Velha para o futuro”. Nas próximas semanas, a Secretaria de Turismo e a Fundação de Turismo vão marcar uma reunião com o trade turístico e também com os vereadores para detalhar como será o início e o andamento deste projeto na cidade.

Saiba mais sobre o curso de Turismo

Com uma trajetória de 19 anos no cenário do Ensino Superior do país, o Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em Santa Catarina, alcançou nos últimos cinco anos a colocação de “Curso 5 estrelas do Brasil”, segundo dados do Guia do Estudante (Ed. Abril) e o conceito 4 do Enade (2007) – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, fazendo jus ao seu trabalho de produção e socialização do conhecimento no ensino superior do turismo e da hotelaria.

Sua história marcou o início do Campus da Univali em Balneário Camboriú com a instalação do Centro de Educação Balneário Camboriú, quando, em 1990, foi implantado a FATHUVI – Faculdade de Turismo e Hotelaria de Balneário Camboriú, dando início à concretização de um curso superior em turismo e hotelaria no município e região.

Durante todo o período de crescimento e amadurecimento do curso, este abriu as portas para o Centro de Excelência de Balneário Camboriú da Univali, contribuindo para a implantação de outros cursos afins à área de Turismo e Hotelaria. Neste processo, o Curso de Turismo e Hotelaria da Univali foi o primeiro curso do Brasil a oferecer duas habilitações em uma graduação – Turismo e Hotelaria em uma duração de quatro anos, o que propiciou um diferencial entre os demais cursos implantados no Brasil.

Os laboratórios do Curso de Turismo e Hotelaria compõem o eixo das disciplinas chaves do curso: Agências e Transportes; Gastronomia; Planejamento e Desenvolvimento de Eventos; Turismo e Meio Ambiente; Meios de Hospedagem e finalmente, Gestão de Políticas no Turismo e Planejamento e Organização do Turismo, eixo onde se encaixa a pesquisa a ser desenvolvida em Barra Velha.


Fonte: Assessoría de Imprensa

Moda Latine
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí
Seu Signo