Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Religioso da TV Século 21 estará na Festa do Divino

ImageA Festa do Divino Espírito Santo de 2009 vem com novidades neste ano. Além da elaboração de um livreto sobre a trajetória da celebração, da entrega de um pôster do Divino a cada casa visitada pelos foliões, a principal comemoração católica de Barra Velha também trará um dos religiosos mais expressivos da nova geração de sacerdotes-cantores: o padre Juarez de Castro, apresentador do programa “Caminhos da Fé”, da TV Século 21, estará presente no domingo da festa, dia 31, cantando sucessos, lançando seu novo CD, “Nas asas da esperança” e despertando a espiritualidade dos fieis. Também neste final de semana estará presente o pregador Diego Fernandes, da Comunidade Canção Nova, além de vários grupos musicais católicos.

Padre Juarez de Castro nasceu no dia 22 de abril de 1966, na cidade de Lavras, Minas Gerais, viveu com seus pais Silvio de Castro e Maria Helena até seus 19 anos, também em Minas. Foi quando foi para o seminário em Rio Negrinho - SC. Foi ordenado no dia 9 de dezembro de 1995. O lema de sua ordenação foi: "Ai de mim se a semente morrer semente". Foi nomeado por Dom Claudio, da Arquidiocese de São Paulo, como secretário de comunicação, e também foi assessor de imprensa na visita do Papa no Brasil. Padre Juarez ganhou projeção nacional com seus programas de rádio diários, e também com a atração da TV Século 21.

Dom Irineu presente

As novenas do Divino Espírito Santo terminam amanhã (sexta-feira, dia 29), e a festa propriamente dita inicia sábado, dia 30, e segue até dia 1º de junho. Como todos os anos, os cortejos diários sairão da Casa do Império (residência de Célio Borba Coelho), seguindo até a Matriz. O primeiro deles é no sábado, 19h, e será seguido de show pirotécnico na lagoa de Barra Velha, para onde a Casa do Império é transferida, e de onde saem as procissões de domingo e segunda-feira.

É também no domingo, dia 31, que a missa celebrada pelo pároco Miroslav Michalczevski, o padre Miro, polonês de nascimento, dará espaço para o sorteio do novo casal de imperadores, que substituirão Pedro Jeremias Borba e Maria da Graça Moura da Silveira, imperadores deste ano. A celebração inicia às 9h30 e também terá a presença do bispo diocesano Dom Irineu Scherer.   

Na segunda-feira, às 9h, os novos imperadores comandam o cortejo da Casa Imperial para a Matriz. Depois da missa, eles recebem coroas e bandeiras para retomar a tradição de fé para 2010. A partir dessa missa, os instrumentos sacros retornaram para a casa de Célio Borba Coelho.

O cortejo de visitas, denominado peditório, foi liderado desde 13 de abril pelo imperador Pedro Jeremias, o Pia, e pela imperatriz Maria da Graça, juntamente com os foliões (tocadores) que visitam as casas de Barra Velha e São João do Itaperiú levando orações e oportunizando às pessoas a manifestação da fé no Divino. A festa há 91 anos é coordenada pela família Borba, que sucedeu os Moura nesta tarefa.

Desde o dia 13 de abril, o casal imperial percorreu mais de 1.300 casas, nas comunidades de São João e Barra Velha. Essa jornada de fé é denominada “peditório”. “Isso na verdade é um roteiro de evangelização que só quem vive é capaz de sentir e se imaginar”, observa Pia. A imperatriz Graça Moura comenta que nas casas, entre os mais idosos, é que é possível sentir a espiritualidade e a devoção no Espírito Santo. A Secretaria e a Fundação de Turismo da Prefeitura de Barra Velha apóiam a festa como referencial de turismo religioso na cidade. Neste ano, a Fundação patrocinou o livreto histórico da celebração, entregue nas casas dos fieis.

Fontes: Juvan Neto – Assessoria de Imprensa
Moda Latine


Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC