Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Tradição religiosa:Bandeiras do Divino visitam Prefeitura no litoral

Barra Velha - O prefeito Samir Mattar (PMDB) e o vice-prefeito Claudemir Matias (PSB) receberam na manhã de quinta-feira, dia 14 de maio, a visita das Bandeiras do Divino Espírito Santo, principal tradição religiosa da cidade. O cortejo de visitas, denominado peditório, foi liderado pelo imperador deste ano de 2009, Pedro Jeremias Borba, o Pia, e pela imperatriz Maria da Graça Moura da Silveira, juntamente com os foliões (tocadores) que visitam as casas de Barra Velha e São João do Itaperiú levando orações e oportunizando às pessoas a manifestação da fé no Divino.

Moda Latine


No gabinete, Pia agradeceu o apoio recebido da Prefeitura neste ano para a execução da edição da festa, que há 81 anos é coordenada pela família Borba, e que sucedeu os Moura nesta tarefa. Pia destacou que desde o dia 13 de abril, foram mais de 1.200 visitas já feitas nas comunidades de São João e Barra Velha. O peditório agora está na reta final, já que no dia 21 iniciam as novenas do Divino, na Igreja Matriz, e no dia 30, começa a festa propriamente dita, a qual segue até segunda-feira, 1º de junho.

“Essa nossa jornada nas casas dos fiéis é um roteiro de evangelização que só quem vive é capaz de sentir e se imaginar”, observa Pia. A imperatriz Graça Moura comenta que nas casas, entre os mais idosos, é que é possível sentir a espiritualidade e a devoção no Espírito Santo. O prefeito Samir e o vice Matias agradeceram a manifestação de sensibilidade dos imperadores.

Padre Juarez: show nacional

Entre as novidades na Festa do Divino Espírito Santo de Barra Velha deste ano estão o show nacional do padre Juarez de Castro, da TV Século 21, um dos religiosos católicos de maior destaque da nova geração de sacerdotes. Outra novidade do evento é que nesta semana iniciou a coleta de prendas para os bingos da festa. As pessoas que forem visitadas em suas casas podem e devem colaborar. Mas a diretoria da Matriz informa que as famílias visitadas receberão um convite para a festa e também um ofício assinado pelo pároco Miroslav Michalczevski, o padre Miro.

A Matriz pede que todos confiram se há esta assinatura, para evitar golpes como os que aconteceram em 2008, quando pessoas não identificadas se valeram da boa fé da comunidade para angariar prendas e não as entregaram para a organização. E também para entrar no clima da festa, os imperadores pedem que a comunidade católica enfeite suas casas, como sinal de devoção.

ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC