Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Limpeza de rios e ribeirões em Barra Velha

Barra Velha - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Barra Velha segue nesta semana com a maior ação de reabertura de rios e ribeirões já executada na cidade, visando a contenção de cheias no centro e bairros.

Moda Latine


Com o auxílio de uma escavadeira hidráulica repassada pela Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Deinfra), o rio Itajuba está sendo aberto e desassoreado na região da rua Raul Seixas e da antiga “rua do Pedro Pavio”, em Itajuba. A intenção do prefeito Samir Mattar (PMDB) é estender esse trabalho até o bairro São Cristóvão, nas imediações da rua H, num percurso de dois quilômetros.

De acordo com o secretário Dalete Vieira, a ação da secretaria não está centralizada na rua Raul Seixas. Desde o início de abril, o setor de Obras já abriu o rio Itajuba da BR-101 até a rua Raul Seixas, e atuará também nas proximidades do Hotel Anthurium, também em Itajuba, onde há uma área baixa que sempre registra alagamentos. O trabalho também foi feito desde a divisa de Itajuba com o bairro Itacolomi (norte de Balneário Piçarras), onde o rio foi aberto e desassoreado até a região da rua Cirino Cabral, de onde o serviço seguiu até a rua Rita de Cássia Coelho Ramos.

“Neste ponto também fizemos cerca de dois quilômetros de abertura de ruas como a Arnaldo Tavares”, contabiliza Dalete. “E praticamente é um novo rio que apareceu, principalmente na região de fundos da Escola Manoel Antônio de Freitas e da rua do saudoso Artur Fagundes”, acrescenta. Também em Itajuba, houve limpeza de ribeirões e colocação de macadames nas ruas Blumenau, Botafogo e Biguaçu.

A ação nas ruas de Itajuba, como a Arnaldo Tavares e a Blumenau, motivou o elogio de moradores. Segundo o pescador João Fernandes da Costa, nunca houve um trabalho como esse em Itajuba. “Estávamos esquecidos pelas administrações anteriores. Mas tomara que esse trabalho seja freqüente”, comenta o pescador. Na semana passada, o prefeito recebeu a visita de uma comitiva de moradores liderada por Pedro Becker e José Borba, além do vereador Carlos Alberto da Silva, o Tinho (PR). Eles vieram especificamente para agradecer os serviços em Itajuba.

Lama e poeira

O secretário informa ainda que paralelamente à abertura de rios e ribeirões, há o serviço de melhoria de estradas. Nesta semana, o bairro São Cristóvão é sede dos trabalhos. A continuação da rua Waldemar Francisco, nos fundos da Cebrace, está sendo reaberta e ganhando macadame. Neste trajeto, onde há grande movimentação de caminhões de empresas de concreto, a Prefeitura estuda traçar um novo roteiro para o tráfego pesado.

Dalete comenta que os buracos constantes e problemas em ruas de lajotas são causados justamente por esse tipo de tráfego. “Vamos mudar o roteiro para tirar os caminhões deste trajeto, pois há grande acúmulo de poeira ou lama e isso prejudica a comunidade”.

O prefeito Samir agradece ao apoio do secretário do Deinfra, Mauro Mariani, que cedeu um caminhão caçamba e a escavadeira hidráulica para reforçar a abertura dos rios. Atualmente, a secretaria de Obras atua com quatro caminhões, uma escavadeira, uma carregadeira, uma patrola e uma esteira reformada. Segundo Samir, a estratégia é fazer o “trabalho grosso” para evitar os alagamentos, e em seguida, iniciar ações de limpeza da cidade, com desobstrução de bueiros e limpeza e pintura de meio-fio.

Juvan Neto
ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC
Seu Signo