Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Projeto Segundo Tempo

Barra Velha - Mais de 600 crianças de Barra Velha terão acesso a partir de hoje (dia 11 de maio, segunda-feira) a um dos mais abrangentes programas de reforço escolar e nutricional oferecidos pelo Governo Federal com apoio da Prefeitura local. Trata-se do Projeto Segundo Tempo, uma iniciativa do Ministério dos Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, implantado em quatro núcleos nos bairros barravelhenses de Vila Nova, Itajuba, São Cristóvão e centro, e cujas primeiras atividades esportivas foram desencadeadas nesta manhã de segunda-feira.

Moda Latine


Segundo o diretor do Departamento de Esportes e Cultura, professor Jéferson Ratier, o Projeto Segundo Tempo foi definido pelo prefeito Samir Mattar (PMDB), e promove o acesso às práticas esportivas e ao reforço escolar e alimentar de crianças e adolescentes expostas a riscos sociais. Para particular, elas devem estar matriculadas nos Ensinos Fundamental e Médio. A secretária de Educação Antonina Damásio Ramos informa que as atividades acontecem no contra-turno do ensino regular, e os núcleos esportivos foram instalados em espaços físicos comunitários ou escolas, visando à inclusão social, bem-estar físico, promoção de saúde e exercício da cidadania.

A intenção do prefeito Samir é oferecer o projeto a 120 crianças de Itajuba, com vôlei, xadrez e futebol de campo; e a 120 crianças do São Cristóvão, com futsal, vôlei e dança. O mesmo número de alunos será assistido no centro, onde acontecerão aulas de futebol de campo, futsal atletismo e tênis de campo, e na Vila Nova, com as modalidades de futsal, vôlei e tênis de campo. A intenção é atingir um total entre 500 e 600 crianças.

Cada aluno receberá do Ministério dos Esportes um uniforme e o reforço alimentar. Todo o trabalho será coordenado por professores de Educação Física e com três estagiários auxiliares na mesma disciplina em cada núcleo. “Praticamente todos os profissionais de Educação Física e também universitários desta disciplina serão envolvidos no município”, celebra Antonina.

O projeto tem a participação de Jéferson Ratier e também da diretora de Cultura, Jacinda Padilha, e da diretora técnica da Fundação de Esportes, Fabiana Germer. Os três participaram de 26 a 28 de março de uma capacitação em Florianópolis, diretamente com a presença do ministro dos Esportes, Orlando Silva. “Creio que o Segundo Tempo em Barra Velha será significativo para nossas crianças. É esporte e alimentação de qualidade para tirar crianças da rua”, frisa o prefeito Samir Mattar.

Jairo, Aroldo e Chrystian foram os pioneiros 

Esta é a segunda etapa do Projeto Segundo Tempo em Barra Velha. A iniciativa do Governo Federal aconteceu pela primeira na cidade de janeiro a setembro de 2005, e foi desenvolvida nas modalidades de handebol, vôlei, futsal e canoagem, pelo Clube de Canoagem de Barra Velha (CCBV), com a Confederação Brasileira de Canoagem.

Os parceiros foram os professores Jairo Hermógenes Gabriel e Aroldo Duarte, juntamente com o serventuário Chrystian Borba, que desenvolveram as modalidades para 400 crianças, na Escola de Educação Básica Astrogildo Odon Aguiar e na Marina Barra Jet. Agora o Segundo Tempo retorna ampliado, com maior apoio da Administração Municipal.

ai/UNO

Moda Latine
Seu Signo
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC