Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Tradição do Divino em feira de Barra Velha

Barra Velha - Neste sábado, dia 8 de maio, é dia de feira de artesanato na Praça Lauro Carneiro de Loyola em Barra Velha, com a presença de vários artesãos da cidade e muitas opções para o dia das mães. Segundo a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Conceição Freitas, esta não será um evento de estrutura maior, como a 1ª Feira de Arte e Cultura, promovida na Páscoa, que teve inclusive shows musicais e apresentação artística. Será uma feira reduzida, mas não menos colorida, e todos estão convidados.

Moda Latine


E além da presença de entidades como as Senhoras Solidárias e Associação de Artesãos e Artistas Plásticos (Asbart), a Irmandade do Divino Espírito Santo também participará.

A entidade religiosa de preservação do principal patrimônio material e imaterial da cidade manterá um estande alusivo à Festa do Divino, das 9h às 16h. Todos que desejarem conhecer a Festa do Divino de Barra Velha, através de imagens antigas e recentes, canções dos foliões, história da celebração e receber materiais de divulgação da Festa de 2009, está convidado a nos visitar. Também estará à disposição o livreto desenvolvido pela Irmandade e pela Fundação de Turismo, que narra um pouco da história dos últimos 81 anos de comemoração religiosa, além de detalhar a programação deste ano e oferecer imagens impressas da fé no Divino.

E as bandeiras do Divino Espírito Santo continuam suas visitas às comunidades católicas de Barra Velha. Nesta semana, elas percorreram o bairro São Cristóvão, com os imperadores Pedro Jeremias Borba e Graça Marly Moura da Silveira, bairro onde se concentram até sábado, dia 9 de maio. De 10 a 23 de maio, os foliões visitarão as famílias no centro barravelhense.

Casas enfeitadas

Os imperadores pedem que as famílias católicas enfeitem suas residências com materiais alusivos à Festa do Divino. O casal de imperadores sugere que durante a visita das bandeiras, novenas e principalmente nos dias da festa, que os barravelhenses demonstrem a importância da Festa do Divino, preparando não somente os espaços internos, mas externos, para “acolher bem o Divino Espírito Santo”.

A Festa do Divino ocorre em Barra Velha há aproximadamente dois séculos e deve ser considerada e segundo lembra o historiador e educador Juliano Bernardes, mantida como Patrimônio Material e Imaterial de toda a gente barravelhense. Por isso, é necessário enfeitar nossos lares, comércios e fazer uma celebração coletiva do Divino Espírito Santo. As novenas iniciarão no dia 21 de maio e a festa propriamente dita ocorre nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho. 

Juvan Neto
ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC