Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

‘Mercado de Pulgas’

ImageBarra Velha - A Associação Comunitária pelo Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), juntamente com seu Núcleo de Comerciantes, Industriais e Profissionais Liberais (Ciplac) e a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Barra Velha promovem pela primeira vez a “Show-Feira de Artesanato” na avenida Itajuba. O evento acontece neste sábado, 2 de maio, a partir das 17h, e seguirá os moldes da “1ª Feira de Arte e Cultura de Barra Velha”, promovida no centro da cidade, no domingo de Páscoa, quando duas mil pessoas prestigiaram a iniciativa.


O local do evento será ao lado da Capela do Senhor Bom Jesus, num amplo estacionamento em frente ao Mercado Bohn. O objetivo é reunir comércio, moradores e veranistas de Itajuba no feriadão. No local, segundo o presidente da ACDI, Sebastião Cassias Pereira, haverá exposição de artesanato, e também o chamado “Mercado de Pulgas”, com peças em exposição, enfeites, eletroeletrônicos e materiais de diversos tipos – muitos deles inclusive serão comercializados no local.

A partir das 21h, a “Show-Feira” ganhará a animação da dupla sertaneja Junio e Julio. O presidente Sebastião lembra que os participantes poderão inclusive levar objetos já usados para o “Mercado de Pulgas”, que poderão interessar a alguém, como revistas antigas, coleções de livros ou gibis, cartões telefônicos, chaveiros, rádios antigos. “Todos estão convidados a expor e assim, deixar a feira mais completa”, reforça. 

O secretário de Turismo, Clóvis Cardoso, juntamente com Conceição Freitas, da Fundação de Turismo de Barra Velha, frisam que a expectativa para o evento é positiva, já que na Praça Lauro Carneiro de Loyola, a movimentação foi de duas mil pessoas, justamente num feriadão. O objetivo é reunir bom público também em Itajuba.

A origem do termo

Muita gente não conhece, acha inusitado ou engraçado o termo ‘Mercado das Pulgas’, usado para feiras diversas. Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, da internet, ‘Mercado das Pulgas’ é um local onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal.

Segundo a enciclopédia, o Mercado das Pulgas original é o "Marché aux puces" de Saint-Ouen, nos subúrbios do norte de Paris, um grande bazar ao ar livre (um dos quatro existentes em Paris) que recebeu seu nome por causa da venda de vestuário, muitas vezes infestado por pulgas.

ai/UNO

Moda Latine
Seu Signo
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí