Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Epagri e Agricultura promovem encontro sobre manejo correto na fruticultura

Bandeirante - Aconteceu neste final de semana, na propriedade da família de Adair José Teixeira, em Linha Flor da Serra, mais uma reunião técnica de fruticultura. Participaram mais de 20 pessoas.  A organização foi Epagri local com apoio do Projeto Microbacias e Secretaria Municipal de Agricultura.

Moda Latine


A orientação prática foi do agrônomo da Epagri de Descanso, Loenir Loro. Já o agrônomo da Cidasc, Juraci Tosin, colocou a Cidasc à disposição das famílias para orientação e ajuda, principalmente, na questão da fitossanidade e do cuidado que o agricultor deve ter quando do uso de agrotóxicos.

Apesar do frio e do mau tempo que atrapalhou um pouco as atividades práticas, foi possível mostrar aos fruticultores a importância de se fazer um bom manejo na atividade, desde a escolha do local do pomar, plantio, adubação, tratos culturais, enxertia, poda e controle de pragas e doenças.

O especialista em fruticultura da Epagri, Loenir Loro, foi enfático em afirmar e mostrar aos presentes que para se produzir uvas, pêssegos, laranjas ou qualquer fruta com qualidade é preciso conhecimento técnico, qualificação, dedicação e gostar do que se faz. “Nossa região tem potencial, tem mercado, mas precisa investir. Desta obterá bons resultados e melhoria da renda”, explanou.

Conforme o extensionista da Epagri de Bandeirante, José Clóvis Moreira, eventos como esse só trazem benefícios aos participantes, pois eles conhecem na prática a maneira correta de produzir frutas com baixo custo e boa produtividade.

De acordo com Moreira, estão sendo planejadas outras atividades sobre fruticultura junto às famílias que produzem frutas com visitas técnicas e atividades práticas. “Também estaremos acompanhando uma unidade demonstrativa na propriedade do agricultor, Adair Teixeira, onde o mesmo já é tradicional na produção de uva e na produção de vinho e sucos. O mesmo dispõe de uma boa área implantada de pomar e, neste ano, estará implantando mais um hectare de uva violeta num sistema novo de produção. Além disso, em breve contará com uma pequena agroindústria de vinho e sucos”, enfatiza o extensionista.

Ainda, segundo Moreira, em Bandeirante está sendo dada uma atenção especial aos fruticultores. Ele diz que, além da assistência técnica da Epagri e Prefeitura, também foram entregues mais de 300 mudas de árvores frutíferas para melhorar a produtividade. “A administração municipal está incentivando com máquinas na abertura de pomares”, acrescenta.

ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí
Seu Signo