Criação de Sites


Moda Feminina

Escola Anita Garibaldi em Bandeirante cria alfabeto móvel

Bandeirante - A Escola Municipal Anita Garibaldi, de Linha Prata, criou o alfabeto móvel, denominado ‘As Letrinhas Mágicas’, para a turma do 1° ano do ensino fundamental. A atividade faz parte de um projeto relacionado à alfabetização. A orientadora, Luciane Dallanhol, diz que foi solicitado para as crianças trazer o maior número possível de tampinhas de garrafas PET. “Em seguida colocamos às letras nas tampas e distribuímos em números iguais para os estudantes”, complementa.

Moda Latine

De acordo com a professora, Cleusa Bállico, a senhora Joana Santi de São Miguel do Oeste confeccionou gratuitamente uma sacolinha identificada para cada criança que a recebeu com um jogo de tampinhas para utilizar no processo de alfabetização. Para a educadora, trata-se de atividade diferente. “Faz com que o aluno comece a descobrir sílabas, palavras e desperta o gosto pela leitura”, acredita.

Ainda, no entender da professora, a importância para os alunos do alfabeto móvel é de conhecer as letras; aprender a ler e escrever as letras e formar palavras. “Isso exige do aluno concentração, fator indispensável para leitura e escrita”, enfatiza.

A orientadora Luciane destaca que a alfabetização é um processo interno, que acontece de formas diferentes em cada indivíduo, dependendo da maneira como que é estimulada. “É caracterizada por grandes dificuldades e conflitos a nível cognitivo, levando a criança a estar em constante coordenação de informações e reconstrução de seu conhecimento adquiro, provocando, assim, mudanças internas e grandes avanços para se chegar ao pleno desenvolvimento da escrita e da leitura”, salienta.

Já para a diretora do estabelecimento de ensino, Clarice Rigo, isso demonstra o quanto à equipe valoriza os educandos. “É uma forma lúdica de aprendizagem que os cativa. Isso demonstra que nos preocupamos com o processo pedagógico”, afirma.  

ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC
Seu Signo