Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Balneário Arroiro do Silva busca regularizar atividades na orla marítima

Arroio do Silva - No ano passado dezenas de pescadores que sobrevivem da pesca - usando cabo de rede de espera, perderam a safra da Tainha devido a uma operação do Ibama que aprendeu todos os cabos existentes na costa do Balneário Arroio do Silva e região.


Para evitar que o problema persista, o prefeito Evandro Scaini, o presidente da Colônia de Pesca Z-24, Eneval Caetano e os vereadores, realizaram uma Audiência Pública na última quinta-feira, 31, na Câmara de Vereadores, com o objetivo de buscar a regularização das áreas de pesca artesanal e de embarcações que usam rede de arrasto.

Delimitar espaços

Além disso, o município terá que demarcar as áreas onde são realizadas competições esportivas, de futebol de areia, voleibol, arrancadas de motos e caminhões, entre outras atividades na orla marítima. “O Ibama está exigindo que o Município de Balneário Arroio do Silva tome uma posição em relação a isso. Temos dezenas de famílias que vivem da pesca. A reunião foi muito boa, com presença maciça dos pescadores.Vamos a campo trabalhar nesta segunda-feira, 04, com a fixação de locais dos cabos de redes e eventos na beira mar, para que os pescadores tenham uma safra da Tainha mais tranqüilos”, disse o prefeito, que coordenou a audiência pública.

Uma nova audiência acontecerá no dia 08 de abril, às 19 horas na Câmara de Vereadores, onde as demarcações serão colocadas no documento à ser enviado ao Ibama até o dia 18 de abril.

Pescar sem medo

Para o presidente da Colônia Z-24, Eneval Caetano, o Checo, a reunião foi muito importante para discutir os direitos do pescador. “Estamos sofrendo a tempo por não termos uma portaria para pescar com rede de espera. Pelo que estou vendo vai dar tudo certo. Eles vão demarcar as áreas e com isso 43 famílias que vivem da pesca poderão continuar na atividade, sem medo do Ibama”, declarou. 

De acordo com o Ibama, cada local onde tenha cabo de rede de espera terá que ter placa de sinalização, para não ter problema com pescadores de arrastão ou mesmo com banhistas e surfistas.

ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Seu Signo
Nível Rio Itajaí