Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

CRAS do Arroio do Silva leva Boi-de-Mamão para a praça

O projeto Colônia de Férias "Vivendo o Verão" do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, de Balneário Arroio do Silva, com a participação de cerca de 100 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, apresenta nesta quinta-feira, 03, a partir das 15 horas a brincadeira do Boi-de-Mamão. 

Moda Latine


“Levar  a dança do boi para o centro do Arroio é uma forma de nossos alunos interagirem com os turistas e veranistas, que também podem conhecer a nossa cultura e folclore açoriano”, diz a diretora do CRAS, Avanei Bitencourt Vieira.

Origem

O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá".

Em SantaCatarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".

Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de fazê-lo, acabaram utilizando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí o nome de Boi-de-Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão.
A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871 feita pelo historiador José Arthur Boiteux.

Enredo

O boi de estimação de Mateus, homem simples do interior da ilha, como algo que lhe faz mal e acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do médico e curandeiro para ressuscitá-lo. O boi ressuscita, e toda a freguesia festeja.

Personagens e cantorias

Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.

Antes da apresentação dos personagens há a chamada do povo.

ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Seu Signo
Nível Rio Itajaí