Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Dia do Gaúcho é comemorado com feriado

Arroio do Silva - Dos 15 municípios do Vale do Araranguá, Balneário Arroio do Silva é o único município a observar feriado no próximo dia 20 de setembro – data consagrada a Revolução Farroupilha, ou o Dia do Gaúcho.


A conquista da data é de um grupo de tradicionalistas que desde o ano de 2000 se reuniam em mateadas e outros encontros para comemorar a data. Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou maiores proporções com a realização das primeiras edições da Semana Farroupilha, evento que já está em sua oitava edição.

No ano de 2008, lideranças de entidades e um grupo de tradicionalistas buscaram no legislativo, a criação de um projeto de lei que instituísse o feriado de 20 de setembro. Através da lei 560 de maio de 2008, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto. Em 2009, as leis que tratam sobre os feriados municipais no município, incluindo a Lei que instituiu o feriado do dia 20 foram regulamentadas.

Amor pela tradição desde piá

Em Arroio do Silva, mais de 70% da população é oriunda do Rio Grande do Sul. Mas o tradicionalismo corre nas veias dos catarinenses nativos da região.O vice-prefeito Mário Mota, por exemplo, é natural de Meleiro e o gosto pelas cavalgadas e costumes vem desde criança. “A lida campeira aprendemos na roça, arando terras para o plantio do fumo, milho, mandioca”, explica. Mota,  participa do grupo de cavalarianos Rancho Tavares e ajudou a conduzir a chama crioula desde Torres/RS até o Acampamento Farroupilha em Balneário Arroio do Silva, num percurso de 70km.

ai/UNO

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC