Criação de Sites


Pescadores das regiões da Amesc, Amrec e Amurel buscam apoio das autoridades para pescar

Arroio do Silva - Após a ação inesperada do Ibama, com amparo da Polícia Militar Ambiental, que retirou cabos e redes dos pescadores do litoral sul catarinense, no último sábado, 29, dezenas de pescadores, vereadores e representantes das colônias de pesca das regiões da Amesc, Amrec e Amurel, estiveram reunidos na tarde de ontem, 31, na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, para dar início a uma mobilização em busca de seus direitos.

Após eleger uma comissão representativa formada pelo Secretário do Desenvolvimento Regional, Heriberto Afonso Schmidt, prefeito Evandro Scaini, vice-prefeito Mário Mota, vereadores, presidentes de colônias de pescadores, Epagri, entre outros, entregaram documentos reivindicatórios aos deputados federais Edinho Bez (PMDB), Jorge Boeira (PT) e Claudio Vignatti (PP) e a senadora Ideli Salvatti (PT).

O deputado Jorge Boeira já acionou sua assessoria em Brasília para marcar uma audiência com o presidente do Ibama para rever a situação dos pescadores. “A pesca com cabo faz parte da cultura deste povo. O Ibama tem que entender que nosso mar é grosso, diferente do norte do país e não permite a entrada de barcos em todo ano. Precisamos rediscutir essa situação”, disse Boeira.

A senadora Ideli Salvatti, disse que se a portaria existe desde 1999 e não foi aplicada antes, porque só agora. Também achei um absurdo o Ibama ter levado os cabos e as redes se o problema eram as ancoras? Tenho que falar com o ministro da Pesca Altemir Gregolin e a ministra do Meio Ambiente que é a chefe do Ibama para ter uma resposta o mais rápido possível para que os pescadores possam pescar as tainhas que ainda não aportaram por aqui”, afirmou a senadora.

Os pescadores, vereadores, prefeito e vice do Arroio, presidentes de colônias de pesca, saíram confiantes após o encontro com os representantes políticos, mesmo assim, continuarão mobilizados. “Se precisarmos acampar em frente a sede do Ibama em Florianópolis nós o faremos”, disse um representante da colônia de pesca de Balneário Arroio do Silva.

ai/UNO

Tempo em SC
Seu Signo
Nível Rio Itajaí