Criação de Sites


Moda Latine

Abelardo Luz lança Programa de Auxílio Natalidade 'Cidadão Abelardense'

Abelardo Luz - As secretarias de Assistente Social e Saúde de Abelardo Luz lançaram recentemente o Programa de Auxílio Natalidade 'Cidadão Abelardense'. O objetivo é prestar um atendimento especial a gestantes e crianças recém-nascidas no município, garantindo acesso aos serviços públicos e mais qualidade de vida aos novos cidadãos abelardenses.

As futuras mamães têm acompanhamento médico especial durante a gestação até os primeiros anos de vida do recém-nascido. Elas também recebem o "kit do bebê", composto por uma bolsa, uma banheira, fraldas, pares de meia, pijama, toalha de banho, cobertor, manta, flanelas, toalhas, tip-top e material de higiene pessoal do bebê. Além disso, recebem o certificado de "Cidadão Abelardense" e uma árvore que ser plantada pela família beneficiada.

De acordo com a gestora da Assistência Social, Leonice Dedonatti, para ser beneficiada com o "kit bebê" a gestante precisa estar nos últimos meses de gestação e atender os critérios do programa. "Em menos de um mês já foram entregues 15 "kits bebê", mas queremos beneficiar um total de 100 crianças, que é a previsão de nascimentos em todo município até o fim do ano", explica.

Outras as ações do programa vão propiciar às gestantes e às famílias momentos de esclarecimentos e reflexão sobre o auto-cuidado, o bem estar e a educação dos filhos. "Estão previstas ações sócio- educativas através de palestras mensais com a equipe do PSF com orientações a respeito da gravidez e dos cuidados com os bebês, consultas de pré natal,vacinas entre outros assuntos que irão auxiliar a família", afirma Leonice.

Critérios

O auxilio natalidade está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e promove o cumprimento da Política Municipal de Assistência Social no atendimento das necessidades básicas de pessoas que estão em situação vulnerável. Serão beneficiarias todas gestantes do município encaminhadas pelas equipes de ESF que atenderem aos critérios do programa que são: renda mensal de até meio salário mínimo e consultas de pré-natal e vacinas em dia. "Com este projeto queremos estimular e elevar a autoestima das gestantes viabilizando acesso a buscarem seus direitos, bem como de seus filhos, garantindo assim efetivamente sua cidadania", finaliza a gestora.

ai/uno

Nível Rio Itajaí
Tempo em SC
Seu Signo