Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Prefeito participa de debate com alunos do Ensino Médio

Abelardo Luz - O prefeito Dilmar Fantinelli participou de um debate, no início da semana, com alunos da 2ª série matutina, do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Anacleto Damiani. O chefe do Poder Executivo falou da situação atual do município, dos programas em desenvolvimento e respondeu perguntas sobre política, educação, meio ambiente e projetos futuros.
Moda Latine

O debate foi realizado na disciplina de Estudos Regionais e contou com a participação de cerca de 40 alunos. O prefeito abriu a conversa socializando os principais problemas de Abelardo Luz que terão que ser resolvidos a curto, médio e longo prazo. Entre eles estão o saneamento básico, lixo, reestruturação do trânsito, construções irregulares, falta de moradias e as dificuldades de conservar em bom estado os 4,5 mil quilômetros de estradas do município.

Em uma das várias perguntas feitas ao prefeito, os alunos o indagaram sobre sua posição em relação à usina hidrelétrica do túnel, assunto polêmico que divide opiniões no município. Ele respondeu que é a favor da consulta da comunidade sobre a construção caso e que a decisão final depende dos órgãos ambientais. "Se precisarmos fazer uma audiência com a população a gente vai fazer. Eu sou favorável a todo empreendimento que venha se instalar e traga desenvolvimento ao nosso município, mas desde que não prejudique as belezas naturais de Abelardo Luz", enfatizou.

Perguntado sobre sua relação com a comunidade, Fantinelli disse manter uma boa relação com todos os abelardenses independente de partido político. Ele destacou que pretender fazer uma administração séria e popular, voltada ao bem coletivo. "Temos que trabalhar com o povo, porque é o povo que sabe quais são e onde estão os problemas e dificuldades", ressaltou ele, ao citar o programa Orçamento Participativo como espaço democrático de participação onde todos podem ter "voz e vez" e ajudar a decidir o futuro do município.

Reforma escola
Os estudantes aproveitaram a oportunidade e pediram apoio do Governo Municipal para que intervenha junto ao Governo do Estado para acelerar o processo de reforma do estabelecimento de ensino, um dos mais antigos da região, com 60 anos de história, cuja estrutura física está precária, além da resolução da falta de professor em uma das discliplinas da grade curricular. Dilmar ressaltou que vai levar as reclamações ao secretario regional de Xanxerê, Ademir Gasperini, e buscar as respostas para todos os questinamentos levantados. "A escola é de responsabilidade do estado, mas vamos lutar junto com vocês para que a reforma aconteça o mais rápido possível. Já enviamos documentos a SDR e nos próximos dias vamos ter audiência com o secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer e deputados,  na qual vamos reforçar o pedido", explicou.

Solicitações

Outra solicitação é a liberação de um funcionário do município para auxiliar na escola, especialmente no período noturno. O prefeito explicou que, com a falta de profissionais com experiência na construção civil, o servidor que prestava serviço no estabelecimento até o ano passado está exercendo funções de pedreiro e até agora não encontrou outro servidor que atenda os requisitos para cobrir a vaga. Os alunos também cobraram incentivo e mais oportunidades para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho.

Sonhos
Fantinelli encerrou sua participação ressaltando a importância de todos voltarem a sonhar com um futuro melhor em Abelardo Luz. "Que vocês nunca de deixem de sonhar. Sempre sonhem com uma vida melhor, com um emprego cada vez melhor e com uma boa profissão", finalizou ele, se colocando a disposição da escola e dos estudantes que poderão procurá-lo sempre que quiserem, seja na prefeitura ou para uma nova conversa no próprio estabelecimento de ensino.

Márcio Magedanz
ai/uno

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC