Criação de Sites


Oficinas de Conscientização Ambiental

Abelardo Luz - A Escola Municipal Professor Laury Luiz Deon realizou, na última semana, diversas oficinas de conscientização ambiental com os alunos. A ação faz parte do projeto de Meio Ambiente que está em desenvolvimento, no estabelecimento de ensino, desde o início do ano. O objetivo é despertar nos alunos a conscientização sobre o destino correto do lixo e provocar mudanças de comportamento também na sociedade.

Os estudantes assistiram a um vídeo documentário sobre a poluição urbana de Abelardo Luz e participaram das oficinas de texto, folders e cartazes. O vídeo, produzido pelos próprios e professores, mostra a realidade dos principais problemas ambientais do município, como o lixo doméstico, que muitas vezes é jogado nas ruas e terrenos baldios, além da poluição do lajeado Gregório, destino do esgoto sanitário de várias residências. As imagens foram coletadas durante um passeio pelo centro e bairros da cidade, atividade realizada no mês de abril.

A professora Ângela dos Santos explica que os textos e materiais produzidos nas oficinas serão encaminhados, durante esta semana, a imprensa local, entidades e órgãos competentes como forma de sensibilizar a comunidade e autoridades municipais sobre a problemática ambiental existente no município. Segundo ela, o projeto ambiental contempla uma seqüência de atividades que vão ser desenvolvidas ao longo do ano. Outras ações, de acordo com a professora, estão acontecendo de 1° a 5 de junho, na Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Conscientização

A aluna da 8ª Série, Keli Maciel, diz que a população de Abelardo Luz está precisando refletir e se conscientizar mais para melhorar o meio ambiente. "A maioria das pessoas daqui não têm a consciência de que temos que preservar as nossas belezas naturais. Temos imagens de lixeiras cheias de lixo em volta. Muitos acham que esse problema do lixo só existe nas grandes cidades e que aqui não precisa cuidar", relata.

A estudante participou da oficina de texto e redigiu redação sobre o problema do lixo jogado nas ruas e da importância da coleta de lixo de reciclável. "Está faltando coletar esse lixo na cidade. Do que adianta separar, se ninguém passa recolher e acabam jogando tudo no lixão", comenta.

Fonte:Márcio Magedanz
ai/uno

Tempo em SC
Seu Signo
Nível Rio Itajaí