Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Casais dizem "sim" em Casamento Coletivo em Aberlardo Luz

ImageAberlardo Luz - Uma grande festa para cerca de 700 convidados marcou o 1° Casamento Coletivo de Abelardo Luz. Dos 35 casais inscritos, 30 participaram da cerimônia religiosa ecumênica com efeito civil, celebrada por pastores evangélicos e pelo pároco da Igreja Católica, Padre Genuíno Begnini. Além da cerimônia religiosa, o casamento contou com jantar e baile comemorativo. O evento aconteceu, na noite de sábado (30/05), no Salão Comunitário da Paróquia São Sebastião, que foi todo decorado em branco e verde.


A maioria dos casais que participou do evento já mantinha uma relação estável, mas não tinha condições de arcar com as despesas de uma cerimônia de casamento e com a documentação necessária para oficializar a união. Os participantes são de baixa renda e vivem com até um salário mínimo e meio. Alguns já têm filhos, netos e estão na terceira idade.

Emoção

Um dos momentos de grande emoção foi a entrada das noivas ao som da música tocada pelo Grupo de Louvor da Igreja Batista. Com buquê de flores naturais nas mãos, elas andaram sobre um longo tapete verde, que atravessava o salão, indo de encontro ao noivo, que ansioso aguardava sua chegada em frente ao altar improvisado.

Os casais, em sua maioria, não abriram mão da tradicional vestimenta para fazer o juramento de fidelidade e dizer o famoso "sim" ao companheiro ou companheira. Os noivos vieram vestidos a rigor de terno e gravata e as noivas de branco como manda a tradição. Além de ter a união abençoada pelos religiosos, os casais ganharam as alianças, o jantar, o bolo e o baile, momento em que aconteceu a tradicional valsa dos noivos. As noivas ainda tiveram tratamento vip e ganharam também maquiagem e o cabelo.

O ato contou com a presença do prefeito Dilmar Antonio Fantinelli e do vice-prefeito Francisco Nicolau Verginaci, além de vereadores, entre outras autoridades. Fantinelli aproveitou o momento para anunciar a assinatura do convênio para construção da sede própria do CRAS, na próxima semana. "Com a assinatura do convênio, no valor de R$ 100 mil, vamos poder construir a estrutura física do CRAS e, assim melhorar o atendimento de todas as famílias", afirmou.

Nova Família

O prefeito parabenizou os casais pela oficialização da união e falou que todos são exemplos a serem seguidos, pois provam que o casamento não é uma instituição falida, como muitos apregoam na sociedade. "O casamento representa a construção de uma nova família, que é uma das instituições mais importantes hoje na sociedade e que deve ser preservada sempre. Que todos sejam muitos felizes e possam sempre lembrar desse momento especial e que continuem acreditando na força do amor".

O Casamento Coletivo é uma das ações de cidadania do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Abelardo Luz, realizadas dentro Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), que buscam o desenvolvimento humano, inclusão e planejamento social, com fortalecimento do vínculo familiar. O evento foi organizado pelo Governo Municipal, CRAS e Secretaria de Assistência Social em parceria com o Cartório de Registro Civil e igrejas locais. O objetivo é regularizar a situação dos casais, que vivem juntos a mais de um ano, e não tem condições de formalizar a união.

Márcio Magedanz
ai/uno

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC
Seu Signo