Criação de Sites


Situação de emergência por causa da estiagem em Abelardo Luz

Abelardo Luz - Abelardo Luz entrou para a lista dos municípios prejudicados com a estiagem. O prefeito Dilmar Fantinelli decretou situação de emergência no município em razão dos prejuízos causados pela falta de chuvas . Um levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Agricultura e da Comissão de Defesa Civil, junto às comunidades rurais, aponta perdas significativas na produção de grãos, leite e escassez de água potável para consumo humano e animal.

A bovinocultura de leite é a atividade mais prejudicada com uma queda de mais de 45% na produção. Nas lavouras os prejuízos maiores estão registrados na cultura do feijão safrinha, com 43% de perdas, na safra do milho do tarde com 35% e na cultura da soja cuja estimativa chega a cerca de 30%.

A situação é mais grave no interior do município onde falta água para dar aos animais. Como medida emergencial, a prefeitura está disponibilizando máquinas para aberturas de poços e nascentes.

Fantinelli disse que a prefeitura está trabalhando para atender a todos e que não vai deixar de faltar água a nenhuma família, principalmente para o consumo humano. "O município está em estado de alerta. Vamos torcer para que volte chover logo para que a situação não se agrave ainda mais", disse.

ai/UNO

Seu Signo
Nível Rio Itajaí
Tempo em SC