Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Dormentes e trilhos para receber o trem na Subida

Apiúna - Está cada vez mais perto o dia em que o apito da Maria-Fumaça voltará a ecoar pelo bairro da Subida. A perspectiva é de que, nos próximos meses, Apiúna irá ouvir outra vez o apito marcante e nostálgico da Maria-Fumaça, que estava mudo desde 1971.

Moda Latine


Isto por que, está intensa a colocação de dormentes e trilhos do trem, no trecho de 3,2 quilômetros que está sendo revitalizado na Subida. Todo o trecho foi completamente limpo e agora recebe os dormentes, que dão sustentação aos trilhos por onde passará a esperada Maria-Fumaça.

Segundo o CESAP, existe a possibilidade de que a máquina Baldwin 232, que está operando na Estação do Matador, na cidade de Rio do Sul, venha fazer os passeios na Subida. A locomotiva é de fabricação americana do ano de 1920, e passou por uma reforma completa, ficando pronta em 2005.

Todo este trabalho e dedicação é resultado de uma forte parceria entre Prefeitura de Apiúna, o CESAP - Consórcio Empresarial de Salto Pilão e da Tremtur/ABPF-SC, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

O trecho revitalizado oferecerá a oportunidade de um passeio que sai do centrinho do bairro, onde será construída uma nova estação, e passará pelas antigas edificações da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina, o túnel do "Baú" e o viaduto de dois arcos, que foi edificado em granito rosa.

A ferrovia também passará por um trecho repleto de mata, brindando os passantes com a exuberância da natureza e, por este motivo, receberá o nome de Ferrovia das Bromélias.

Vale a pena esperar por este passeio que, unido aos esportes radicais e a visitação na Usina Hidrelétrica representará um novo roteiro turístico no estado. Por enquanto, o que pode ser visto é os canteiros repletos de beleza e cores, das flores cedidas pela Prefeitura e plantadas pelos moradores do lugar.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Moda Latine
Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC