Criação de Sites



Crianças do Jardim em Balneário Camboriú aprendem Educação Financeira

As atividades do projeto culminaram na compra de brinquedos novos, no mês de outubro para comemorar o Dia das Crianças, realizada em parceria com quatro mães que se disponibilizaram para acompanhar a turminha em uma loja.


As crianças do Jardim I do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pioneiros, de Balneário Camboriú, terão histórias para contar sobre educação financeira. A turminha está de brinquedos novos comprados por meio da economia que fizeram ao longo do ano no Projeto “A Economia de Maria”, nome do livro infantil que deu origem a essa atividade.

O livro conta a história das gêmeas Helena e Maria que ganharam lindos cofrinhos. Enquanto Helena não queria saber de guardar dinheiro e comprava tudo que via, Maria, desde pequena já sabia poupar, imaginando o bem que a economia faria. A partir dessa leitura, em sala de aula, feita pela professora da turma Gislaine Fortes, as crianças confeccionaram cofrinhos de material reciclável, garrafas pets, e em parceria com a família trouxeram moedas para serem colocadas nos cofrinhos. Outra atividade, além de poupar, foi a dramatização da obra. Os pequenos vivenciaram a história do livro em sala, participando de encenação teatral.

Cada criança economizou cerca de 90 reais e comprou seu próprio presente. Além dos brinquedos, o dinheiro foi utilizado para alugar uma van utilizada no transporte da turma. “Foi uma verdadeira festa. As crianças ficaram imensamente felizes e entusiasmadas. As famílias se envolveram de forma significativa. Essa parceria com os pais sempre deu certo”, comentou a administradora do NEI, Eliane Gatto, idealizadora do projeto.

De acordo com Eliane, foi enviado um comunicado para os pais separarem as moedas e junto com as crianças escolheram a finalidade do dinheiro economizado. “Vivemos em uma sociedade que estimula o consumo a todo momento. Esse projeto fez as crianças perceberem a importância da economia e desde pequenos terem essa responsabilidade. Economizar e gastar o dinheiro sem exageros”, finalizou a administradora.

ai/UNO

Seu Signo
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí