Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

600 mulheres na festa dos 20 anos da Proast e o Dia Internacional da Mulher

 
Treviso - No ano de 1997, no dia 10 de março, quando a Promoção e Assistência Social de Treviso (Proast), inicou suas atividades, a dona Tereza José Basílio Maciel lá estava, participando das ações dos grupos de mulheres. Neste domingo (5), quase 20 anos depois, dona Tereza era uma das aproximadamente 600 mulheres que lotaram o salão paroquial da cidade para comemorar o 20º aniversário da entidade que comanda os grupos de mães, clubes de idosos e ações com as crianças do município. Ainda que lutando contra um câncer, ela não desanima. “Não posso vir sempre, porque tenho muitas dores, mas procuro participar quando posso do curso de crochê e das festas”, conta a trevisana de 70 anos de idade.


A emoção e a alegria marcaram a tarde deste domingo em Treviso, onde também se comemorou o Dia Internacional da Mulher (8 de Março). “Nós, com certeza, merecemos todas as homenagens, não só hoje, mas todos os dias, porque somos exemplo de luta, de garra, de persistência e de amor”, afirmou a presidente da Proast, Aline Comin, em seu discurso. O prefeito da cidade, Jaimir Comin, também se emocionou ao lembrar do início da entidade que foi fundada em seu primeiro mandato como chefe do Executivo Municipal. “Naquele primeiro mandato eu sabia o quanto precisávamos fazer pelas mulheres e hoje, quando cheguei aqui e vi o mural de fotos, me emocionei. Vi o trabalho da primeira gestão e de todos os trabalhos que se seguiram e sei que com o apoio da nossa administração e de todas vocês poderemos dizer que valeu a pena seguir o caminho certo”, declarou.

O pároco de Treviso, Egídio Shmoeller, deu a sua bênção e deixou um recado para as centenas de mulheres presentes no evento. “Deus as ama porque são criaturas Dele. Cada uma tem o seu papel na sociedade e terão ainda mais força se estiverem unidas e participando das associações, dos partidos políticos e dos sindicatos para lutar e defender os seus direitos. Porque Deus fez homem e mulher iguais, não existe diferença”, disse o padre. O secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, também prestigiou o evento. “Esse é um momento único, quando comemoramos os 20 anos da Proast, e todo momento único deve ser vivido, comemorado e agradecido. Parabéns a todas as mulheres guerreiras de Treviso e de toda a região”, declarou o secretário.

A festa ainda contou com a exibição de um vídeo gravado especialmente para a ocasião, contando a história dos 20 anos da entidade, corte de bolo de aniversário e encerrou com show musical.

Foto © Eduardo Maciel
Bruna Borges

Moda Latine
Seu Signo
Tempo em SC
Nível Rio Itajaí